Notícias

Plano de Ação foi um dos temas do Encontro de Coordenadores de Jovens

Plano de Ação foi um dos temas do Encontro de Coordenadores de Jovens

Data: 20/02/2023
Por: Lucia Martuscelli de Freitas
Editoria: Notícias

No dia 4 de fevereiro, 20 coordenadores de jovens de forma presencial e 29 on-line participaram do Encontro Nacional de Coordenadores de Jovens, promovido pela Secretaria Johvem da IMMB, na Sede Central, SP.

Para dar início à atividade, o reverendo Marcos Aurélio Rebello Teixeira, responsável da Região SP - 2 e membro da Comissão de Jovens, dirigiu algumas palavras em que parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria Johvem. Disse que, pelos relatórios apresentados, o número de jovens membros encaminhados à Igreja por meio das atividades desenvolvidas pela secretaria foi grande.

Comentou que solicitou aos responsáveis de Igreja que se reunissem com os coordenadores de jovens e aplicassem o Plano de Ação de 2023 pautado nas orientações do presidente da IMMB, reverendo Marco Antonio Baptista Resende.

Ressaltou as orientações do presidente sobre o preenchimento diário dos formulários de prece on-line. "Devemos recorrer a Meishu-Sama toda hora, a todo momento. Recorrer ao nosso salvador, que conduz a nossa vida", salientou.

Outro ponto citado pelo reverendo sobre a orientação do presidente foi o cuidado para com a saúde, pois segundo ele, já estamos cuidando do espírito razoavelmente bem, através das práticas messiânicas. "Precisamos cuidar do nosso corpo, ver o que estamos comendo diariamente para que nosso sangue não fique turvo e que não acumulemos mais toxinas. A salvação é do espírito e também da matéria", orientou.

Outro destaque em sua palestra foi a afirmação de que os jovens são o futuro da Obra Divina. "Precisamos formar os herdeiros da fé, eles precisam assumir as Igrejas, os Johrei Centers. Eles têm um papel importante na perpetuação da Obra Divina. Meishu-Sama dizia que seria muito bom que os jovens lessem seus Ensinamentos, porque eles teriam sabedoria para conseguir mudar a sociedade e construir um mundo melhor, baseado na Verdade revelada pelo Deus Supremo a Meishu-Sama", concluiu.

Logo em seguida, o ministro Dante Cupolillo Simões, gestor religioso da Região RJ - 4 /ES e membro da Comissão de Jovens, explicou um pouco a proposta para o trabalho a ser desenvolvido pela secretaria. O ponto importante citado foi que o ideal seria que nenhum jovem ligado à Estrutura Johvem acumulasse função com outras missões dentro do Johrei Center de forma que possa se empenhar somente na missão que lhe foi atribuída.

Segundo o ministro, o foco é transformar vidas: "Queremos chegar ao final do ano e ver as mudanças de comportamento, de atitudes, de pensamentos nos jovens, ver os milagres ocorrer em suas vidas. Não devemos jamais desistir dos jovens", afirmou. Acrescentou: "O objetivo do presidente é que, até 2026, consigamos chegar a 100 mil membros jovens ativos e, para isso, precisamos que todos os coordenadores estejam em sintonia com o sonen do presidente," concluiu.

Ministro Gláucio Santos, representante de planejamento da Secretaria Johvem, explicou as novas propostas de mudanças na Estrutura Johvem. Ele apresentou um novo organograma com detalhes para uma melhor aplicação das funções. Ao mesmo tempo, mostrou a relevância dos Programas de Formação de Jovens, principalmente o Johvem 3, para a formação de elemento humano dentro da Obra Divina.

Um espaço foi aberto para perguntas e respostas, e os ministros Gláucio e Dante esclareceram algumas dúvidas dos participantes, como a nova idade estabelecida para a pessoa ser considerada jovem, sobre o não acúmulo de funções nas unidades religiosas e outras dúvidas.

Após, o ministro Raphael Ismail Müller, representante de planejamento da Secretaria Johvem, discorreu sobre o tema: Planejamento 2023 - Não basta sonhar é preciso alcançar. Falou sobre o plano de ação para o ano e ressaltou a importância de um planejamento bem definido. Mostrou que, para alcançar um objetivo, precisamos concretizar metas, mudar a forma de fazer as coisas. Mostrou como Meishu-Sama pensava em relação ao planejamento e à estruturação de planos.

Ele se referiu à paixão por fazer acontecer, pois uma pessoa apaixonada pelo que faz obtém ótimos resultados. Ela é capaz de transformar, despertar no jovem a vontade de ser útil à Obra Divina. Na oportunidade, o ministro aplicou um exercício para que cada participante pensasse em três a cinco sonhos para realizar neste ano em sua missão como coordenador. Ele esclareceu que é necessário definir metas para cada sonho estabelecido. As metas precisam ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes, e ter um tempo definido para serem concretizadas.

Outro ponto lembrado pelo ministro Dante foram os relatórios solicitados aos coordenadores, que devem prepará-los como se estivessem entregando a Meishu-Sama. Segundo o ministro, graças aos relatórios é possível montar as estratégias da Secretaria Johvem. "Com eles, é possível mensurar, avaliar e entender vocês. Saber se estamos no caminho certo", e comunicou que a secretaria está alterando a plataforma para o preenchimento dos relatórios, para melhor atender os coordenadores.

Para finalizar, o ministro Raphael propôs uma avaliação para os participantes. Chamada "Avaliação 360º", nela é possível ver o retrato de como as pessoas percebem as habilidades e competências de cada um. "Ela é muito poderosa e nos mostra para onde temos que caminhar”, explanou e complementou: "Ela nos mostrará nossas competências técnicas, comportamentais e de gestão. A avaliação nos ajudará a entender como nós somos vistos pelos outros e teremos a possibilidade de mudar e melhorar nossas fraquezas", concluiu.