Data: 14/08/2023
Por: Lucia Martuscelli de Freitas
Editoria: Notícias
A Igreja Messiânica Mundial do Brasil acaba de lançar duas novas secretarias: Secretaria de Alimentação com Energia Espiritual e Secretaria de Acervo.
A Secretaria de Alimentação objetiva conscientizar membros e frequentadores a respeito da importância de uma alimentação saudável, rica em energia espiritual, baseada nos princípios preconizados por Meishu-Sama. É também seu propósito formar missionários aptos a transmitir orientações sobre hábitos alimentares.
Os missionários serão coordenadores indicados pelos ministros e deverão ter graduação em Nutrição ou Gastronomia, ou ainda, ser técnicos culinaristas. Todos receberão capacitação pela Sede Central para formar e orientar os grupos nas unidades religiosas ligadas às Igrejas.
De acordo com a ministra responsável pela nova secretaria, Dra. Eny Márcia Ruggerini, o grupo, além de aprofundar a compreensão dos Ensinamentos de Meishu-Sama sobre o assunto, precisará manter uma relação próxima com os grupos de horta caseira, servir e cantina. O objetivo é colaborar na elaboração de sugestões de cardápios e receitas com os produtos da época de cada região, respeitando os costumes locais de forma equilibrada e com energia espiritual.
"Os grupos farão o preparo de receitas saborosas, atendendo ao paladar regional; porém, sem a utilização de produtos ultraprocessados. Assim, poderão ensinar membros e frequentadores a elaborar, em suas residências, pratos apetitosos e em concordância com os Ensinamentos de Meishu-Sama", explica a ministra.
Já a Secretaria de Acervo se propõe a catalogar e conservar todas as obras de arte, pinturas, fotos e caligrafias de Meishu-Sama que se encontram nas unidades religiosas em todo o Brasil. Dessa forma, a secretaria preservará o rico patrimônio cultural da IMMB.
Atualmente, a IMMB possui um espaço destinado ao acervo, denominado de Reserva Técnica. Para cumprir tal função, esse espaço segue as regras de mobiliário; controle de temperatura; iluminação; umidade e pragas; localização de seus itens e segurança. Para a responsável da secretaria, Profª Jô Reginatto , manter essas condições é fundamental para a estabilidade e minimização de agentes de degradação, assegurando a acessibilidade atual e futura.
A fim de cumprir o protocolo para resguardar as obras de arte, será indicado pelos ministros um voluntário de cada Igreja para dedicar junto à Secretaria. O voluntário deverá gostar de arte, ser observador e organizado, e receberá treinamento técnico.
Quem tiver interesse em participar de uma das secretarias, poderá procurar o ministro responsável da unidade religiosa.