Data: 09/10/2023
Por: Gisely Sousa
Editoria: Notícias
A importância da Agricultura Natural e da alimentação saudável foi o tema central do Encontro Nacional de Coordenadores de Horta 2023, promovido pela Secretaria da Horta Caseira da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB).
O evento, que ocorreu entre os dias 29 de setembro e 1° de outubro, reuniu 46 pessoas de diversas regiões do País, que receberam orientações e atualizações, bem como participaram de vivências.
O encontro começou na sexta-feira (29), na Sede Central da IMMB, com a participação no culto matinal. Em seguida, os coordenadores receberam instruções sobre como acessar o novo Sistema Integrado Messiânico e conheceram as novidades para 2024, como as imersões de horta, a maratona de vivências e o Concurso Horta. Na ocasião, assistiram a uma aula com a nutricionista funcional, Valéria Paschoal.
No Solo Sagrado de Guarapiranga, no sábado (30), o ponto alto do evento foi o encontro com o presidente da IMMB, reverendo Marco Antonio Baptista Resende. Ele orientou a respeito da importância de expandir a Coluna de Salvação da Agricultura Natural, destacando a alimentação como fonte para superar as purificações e a necessidade de unificar o Johrei, a Agricultura e o Belo em uma só coluna, para expandir cada vez mais a Obra Divina.
As palavras do presidente animaram os coordenadores, que saíram com mais convicção sobre a importância do aperfeiçoamento de suas atitudes e das atividades a serem desenvolvidas nas igrejas, como a horta caseira e as vivências.
Na oportunidade, os participantes foram divididos em grupos e dedicaram no sítio Boa Vista, carpindo o mato ao redor das plantações de mandioca e inhame, e na preparação do Culto Mensal de Agradecimento de outubro. Participaram igualmente da cerimônia do chá, no Espaço Koguetsu-Tei, para usufruírem de um momento de paz e beleza em meio à natureza.
No domingo, realizaram vivências de horta e permaneceram dedicando até o final do encontro. A expectativa é que, em 2024, a atividade continue sendo no Solo Sagrado, já em novo formato, com uma imersão voltada para o cultivo, a colheita e o preparo do alimento.
"Foi uma grande oportunidade para reciclar o conhecimento dos missionários, trazer novos assuntos e orientações atualizadas do presidente voltadas para a Agricultura Natural, que tem contribuído para com o encaminhamento de pessoas e na formação de novos membros", disse o ministro Carlos Daniel de Souza Rodrigues, gestor da Secretaria de Horta Caseira.