Notícias

Significado do Culto Dedicado às Almas dos Antepassados

Significado do Culto Dedicado às Almas dos Antepassados

Data: 19/10/2023
Por:
Editoria: Notícias

Nós, messiânicos, sufragamos os espíritos de nossos antepassados por meio do Sorei Saishi, pois dessa forma eles podem receber a Luz proveniente das nossas orações sinceras e da dedicação à Obra Divina. Do mesmo modo, é possível servir-se das oferendas dispostas diariamente no Santuário dos Antepassados nos Solo Sagrados e no Mitamaya do lar dos membros.

Certa vez perguntaram a Meishu-Sama o significado da celebração de finados (Obon). O mestre esclareceu que, somente nessa ocasião, os espíritos dos antepassados que se encontram no Plano Inferior têm a permissão de "vir" até os descendentes, ser sufragados e servir-se das iguarias ofertadas.

Deus, porém, em Sua profunda misericórdia, permitiu o estabelecimento dessa celebração.

Nessa ocasião, afirma-se que todas as portas do Mundo Espiritual se abrem, e eles ganham a permissão de ser sufragados de maneira especial.

Como os antepassados sabem disso, ficam aguardando ansiosamente este dia para poder encontrar os descendentes, receber seu amor e gratidão e ser envoltos pela Luz proveniente do servir a Deus e da soma de méritos de seus descendentes. Portanto, ao purificarem suas nuvens e impurezas espirituais, retornam ao Mundo Espiritual em um nível diferente daquele em que se encontravam.

Os membros e frequentadores da Igreja Messiânica Mundial esperam com todo carinho o culto dedicado às almas dos antepassados, realizado no dia 2 de novembro. Com sua proximidade, o Mundo Espiritual trabalha com maior intensidade, prenunciando o momento em que, diante do altar de Deus, descendentes e antepassados se unem para manifestarem juntos sua eterna gratidão ao Criador.

Durante o ano, esta é a única ocasião em que os espíritos dos antepassados que não estão assentados no Sorei Saishi, inclusive aqueles que se encontram no Plano Inferior, recebem a permissão de ser sufragados no Santuário do Solo Sagrado. Portanto, este culto gera também uma grande oportunidade de salvação para eles.

Além disso, visto que estão sendo sufragados antepassados das mais diversas origens, nesta ocasião são ofertadas as mais nobres iguarias que se refletem espiritualmente com expressivos sabores, aromas e as mais belas cores. As flores também se transformam espiritualmente nos mais lindos campos, onde os nossos antepassados poderão deleitar-se com magníficas fragrâncias.

Imbuída do sentimento de a todos salvar e do carinho para com os ancestrais e antepassados, a Igreja Messiânica Mundial do Brasil orienta seus membros, frequentadores e simpatizantes a respeito da importância de se prepararem com todo empenho e sinceridade, preenchendo adequadamente o formulário do Culto Dedicado às Almas dos Antepassados, convidando e ensinando o maior número possível de pessoas a orar por seus ancestrais e antepassados para que possam celebrar, de forma especial, este momento tão significativo.

No ensinamento de Meishu-Sama "Julgamento no Mundo Espiritual", ele cita sobre como o espírito das pessoas é julgado e conduzido para diferentes regiões do Mundo Espiritual, conforme as suas ações e impurezas na vida terrena.

Sugestões de preparo do formulário

Membros, frequentadores e simpatizantes estão convidados para expressar seu sentimento de gratidão e amor aos seus antepassados no dia 2 de novembro, por intermédio do Culto Dedicado às Almas dos Antepassados.

Para preparar o formulário do Culto Dedicado às Almas dos Antepassados, os membros, frequentadores e simpatizantes necessitam primeiramente pesquisar o nome completo dos antepassados para convidá-los por intermédio do formulário para participarem desta nobre cerimônia. Sendo que, diferente do Sorei Saishi, neste dia podemos convidar, além de nossos antepassados, todos os espíritos de pessoas que, independentemente de termos uma relação de parentesco, desejamos sufragar como amigos e conhecidos.

Neste preenchimento, o ponto mais importante é preparar o formulário com a máxima sinceridade, amor e gratidão.

No caso dos membros, como preparação, é fundamental procurar o setor de Sorei Saishi da unidade religiosa para confirmar os seguintes pontos:

1. Se todos os registros e datas dos assentamentos dos antepassados estão corretos e se as solicitações de cultos estão atualizadas;

2. Se os sobrenomes das linhagens e os nomes dos antepassados foram grafados corretamente;

3. Verificar se algum antepassado deixou de ser incluído.