Data: 26/10/2023
Por: Sansão Hortegal
Editoria: Notícias
No dia 17 de outubro, o responsável da Igreja São Luís (MA), ministro Anderson Ricardo Cruz, proferiu uma aula especial para membros que possuem Altar no Lar e para os que desejam entronizá-lo. A atividade ocorreu de forma híbrida, presencial e on-line, e reuniu cerca de 300 participantes.
Antes da aula, foi conduzida uma sensibilização com a flor, ministrada pela professora da Escola de Ikebana Sanguetsu, Edinólia Lima Portela. O objetivo foi ressaltar a importância da flor e sua vivificação onde quer que haja pessoas, segundo os Ensinamentos de Meishu-Sama.
O ministro Anderson agradeceu a dedicação e enfatizou o significado do Altar no Lar, destacando o sentimento e o sonen na preparação do oniku (água, arroz e sal oferecidos nos cultos, simbolizando a gratidão a Deus), bem como na limpeza do Altar, das imagens de Deus e de Meishu-Sama, e da Morada dos Antepassados (mitamaya).
Ele também discorreu a respeito da relevância dos cultos matinais e vesperais, como devem ser feitos, incluindo os alimentos que são oferecidos aos antepassados para aqueles que possuem mitamaya.
Segundo o ministro, essa foi uma aula introdutória para esclarecer dúvidas e curiosidades dos membros sobre o que pode ou não ser feito no altar. Ele recomendou, ainda, a leitura do manual de liturgia elaborado pela Secretaria de Liturgia da Igreja, a fim de que todos possam estar em harmonia e seguir a mesma orientação.
Fotos: Elizabeth Menezes e Viviane Vieira