Data: 14/10/2023
Por: CIm Grajaú
Editoria: Notícias
O primeiro dia do Conecta Johvem da Região RJ -1 ocorreu na Igreja Grajaú, no dia 23 de setembro, com a participação de 120 líderes jovens ligados à região, composta pelas Igrejas Grajaú, Piedade e Vila da Penha.
A programação teve início com o culto matinal. Após o Johrei, houve uma breve saudação do coordenador de Johvens, João Victor Garrão. Em seguida, foram compartilhadas experiências de fé de três jovens: Vinicius Benevides Larcher Antunes, da Igreja Piedade; Caroline Teixeira Araújo de Bastos, da Igreja Vila da Penha; e Lays de Aguiar Faria Bretas, da Igreja Grajaú.
O responsável pela região, reverendo Felipe José Hassib, orientou os presentes. Por fim, os participantes se confraternizaram.
No segundo dia, a atividade teve lugar nas três igrejas simultaneamente.
No Grajaú, a proposta era convidar um acompanhante para adquirir um entendimento mais profundo sobre a religião. Ao todo foram 106 participantes, sendo 64 membros e 42 frequentadores.
O encontro iniciou com oração, seguida de Johrei coletivo ministrado pelo responsável da Igreja, ministro Marcos Antonio Lopes da Silva. Em seguida, o missionário João Victor Garrão fez uma saudação.
O ministro Marcos Lopes proferiu algumas palavras e apresentou um vídeo explicativo sobre a doutrina da Igreja Messiânica e o Solo Sagrado de Guarapiranga. A programação incluiu um Dai Johrei Kai e oficinas práticas, como horta caseira e ikebana. Os participantes e seus convidados compartilharam momentos de confraternização.
Na Igreja Piedade, estiveram presentes 107 pessoas, sendo 99 membros e 8 frequentadores. O dia iniciou com café da manhã, seguido do culto matinal e uma palestra com o responsável pela Igreja Piedade, ministro Tadeu Marcus Ferreira, sobre a construção da fé em Meishu-Sama.
A missionária Érika Dexheimer discorreu sobre a carreira profissional. Foram conduzidas vivências com a flor e horta caseira. Jovens fizeram seus relatos de fé, e os ministros Tadeu, Miqueias e José Renato Silva responderam às perguntas feitas pelos participantes. O Música ao vivo e um saboroso almoço complementaram o dia.
Na Igreja Vila da Penha, 150 participantes, sendo 127 membros, 20 frequentadores e três pessoas de primeira vez, prestigiaram o evento. Após a oração matinal, a coordenadora de jovens, ministra Carla Silva Soares de Paula, fez a abertura do Conecta. Em seguida, o responsável pela Igreja Vila da Penha, ministro José Renato Silva, ministrou Johrei coletivo.
Os jovens ouviram o relato da missionária Caroline Teixeira Araújo Bastos, que mostrou sua evolução espiritual e material, solucionando conflitos e alcançando novas etapas no curso de formação messiânica.
Além da experiência, Fábio Madureira, na voz e violão, e Anthoni Althieri, no saxofone, fizeram uma apresentação musical.
A palestra principal do dia ficou por conta do ministro Dante Cupulillo Simões, assessor de Johvens RJ/ES, sob o tema "A construção da sua fé em Meishu-Sama".
Depois da pausa para o café, os jovens, divididos em grupos, participaram de oficinas de ikebana, dança, literatura, teatro e apreciação do Festival do Crisântemo, que foi exposto em uma residência anexa. Foi igualmente disponibilizado um espaço para o Programa de Formação Criançarte. O encerramento foi feito com uma foto oficial.
Leia alguns depoimentos:
Pedro Bezerra Botelho - Igreja Grajaú - primeira vez
Fui convidado por um amigo que não via há muito tempo e confesso que isso me motivou a ir ao evento, reencontrar esse amigo, uma vez que sempre tive preconceito com religiões. Porém a experiência de conhecer a Igreja Messiânica foi além das expectativas. Desde a forma como fui recebido pelos jovens até as orientações recebidas durante a programação. Senti-me acolhido, e a atmosfera muito agradável me deixou à vontade. Agradeço meu amigo pelo convite e já estou buscando o endereço mais próximo da minha residência para continuar frequentando e aprofundando sobre a fé messiânica.
Elizabeth Wogel - Igreja Piedade
Senti uma energia maravilhosa. Todas as orientações foram muito positivas e me tocaram em vários aspectos. A palestra sobre a carreira também foi interessante, bem direta e importante para os jovens que estão desempregados ou que iniciarão suas carreiras. O que mais tocou meu coração foi ouvir de um dos jovens que estou acompanhando e que foi pela segunda vez, dizer que teve uma melhor impressão sobre a igreja. Ele disse que tinha muitas dúvidas sobre a filosofia messiânica e, a partir do evento, conseguiu identificar muitos pontos interessantes. Além disso, foi falado muito sobre um assunto que estou vivenciando, que é conflito familiar, e me fez repensar muitos pontos.
Ingridy Lopes da Silva - Igreja Vila da Penha
Minha experiência no Conecta Johvem foi com a vivência da flor. Fiz a vivência e, durante a confecção do miniarranjo, pedi a Deus e Meishu-Sama que eu fosse instrumento para levar aquela flor de luz a quem realmente estivesse precisando. Encontrei uma moça na rua e resolvi entregar o miniarranjo. Ela agradeceu e disse: Você é da Igreja Messiânica, não é? Ficou muito agradecida e disse que aceitaria a flor, mas não seria para ela, pois iria entregar a outra pessoa. Ela estava indo para o funeral de uma amiga e assim que chegasse lá, daria a flor à mãe da amiga falecida. Senti-me útil e confirmei que, quando pedimos a Deus e Meishu-Sama com sinceridade para sermos úteis, nossa prece não deixa de ser atendida. Essa experiência me deu mais vontade de servir à Obra Divina.