Data: 12/11/2024
Por: Gisely Sousa
Editoria: Notícias
O Solo Sagrado de Guarapiranga (SP) possibilitou uma experiência intensiva a 40 messiânicos, com idades entre 18 e 26 anos, provenientes de diversas regiões do Brasil e de três países da América Latina (Peru, México e Venezuela), que fizeram parte da quarta turma do programa de Servir Integral de Longo Período.
Coordenado pela Divisão de Expansão da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB), o programa recebeu os participantes no dia 26 de julho, na Sede Central. Com duração de pouco mais de três meses, o objetivo foi capacitá-los para o servir dedicado à Obra Divina, tanto na vida sacerdotal quanto na sociedade.
Eles se dedicaram às três Colunas de Salvação preconizadas por Meishu-Sama: Johrei, Agricultura Natural e Belo. Ao mesmo tempo, realizaram as seguintes dedicações: liturgia; reciclagem; campos de Agricultura Natural; viveiro de plantas; limpeza e manutenção do paisagismo e da jardinagem; revitalização de arranjos florais e organização dos cultos mensais. Destacaram-se também nas atividades externas de difusão nos arredores do Solo Sagrado, em que ministraram Johrei às pessoas e lhes apresentaram a IMMB, entre outras.
Além das práticas messiânicas, receberam orientação de reverendos e ministros ao longo do programa. Aprofundaram-se na importância do servir altruísta e nos Ensinamentos de Meishu-Sama, seguindo seus passos e pragmatismo.
Os jovens expressaram gratidão pela oportunidade e pelo crescimento pessoal e espiritual alcançado. Sentem-se mais preparados para contribuir para com a Obra Divina e promover uma sociedade baseada nos princípios da Verdade, do Bem e do Belo.
O programa foi concluído em 1º de novembro de 2024, com a cerimônia de encerramento e a entrega dos certificados pelo presidente da IMMB, reverendo Marco Antonio Baptista Resende.
Segundo o reverendo Alexandre Broglio, secretário-executivo da Expansão, o aprimoramento proporcionou uma vivência transformadora, permitindo que os participantes mergulhassem em uma nova dimensão da Obra Divina e compreendessem, com maior clareza, o propósito da própria missão.
O reverendo explica que eles tiveram a oportunidade de enxergar os próprios pontos a serem melhorados, identificando áreas em que poderão desenvolver-se ainda mais. Esse processo não apenas fortaleceu suas capacidades, mas também despertou uma renovada força interior, capacitando-os a cumprir suas missões com maior comprometimento e dedicação, em alinhamento com os princípios de Deus e Meishu-Sama.
Alguns jovens compartilharam suas experiências, confira:
Luiza Moreira Vitor - Igreja Bahia Interior: "Esses 100 dias significaram muita transformação para mim. Consegui renovar minha esperança na vida, que há muito tempo estava corroída, e agora acredito que todo esse sentimento está renovado. Meu desejo é expandir tudo o que aprendi."
Maíra Pereira de Vinhas - Igreja Garcia: "Os 100 dias me trouxeram muita paz, tranquilidade e segurança acerca da Obra Divina. É sublime nossa missão de fazer pessoas felizes, e participar dela me fez sentir muito mais feliz e confiante. Foi realmente a prova do verdadeiro amor que temos por Deus e pelas pessoas."
María de Los Ángeles Valdiviezo Mujica - Venezuela: "Nos 100 dias, encontrei Deus porque precisava daquela Luz, daquela força que Ele tem para nós. Sinto que me encontrei, que encontrei minha luz, uma luz que eu havia perdido há muito tempo e que agora renasceu."
Maycon Camargo do Nascimento - Igreja Mato Grosso: "Esses dias foram inovadores, pois pude aprender muitas coisas, conhecer muitas pessoas e elevar a fé e a espiritualidade. Com certeza, pude elevar meus antepassados ao nível extremo. Sou muito grato pelas pessoas e por todos os ministros que me ajudaram e orientaram."
Thalys Roberto Sales Lacerda - Igreja Garcia: "O aprimoramento foi transformador porque chegamos aqui de uma maneira e vamos nos descobrindo. As pessoas nos completam, fazendo com que realmente sintamos nossa importância para Deus e Meishu-Sama. Aprendemos muito com os ministros, com as aulas, mas principalmente com a convivência com as pessoas. Meishu-Sama realmente faz um polimento forte em nós todos os dias. O tempo todo sentimos Deus falando conosco, e tenho muita gratidão."