Data: 27/11/2024
Por: Gisely Sousa
Editoria: Notícias
Com o objetivo de inspirar jovens a seguirem os passos e o pragmatismo de Meishu-Sama, a Secretaria Johvem da Igreja Messiânica Mundial do Brasil (IMMB) realizou, de 15 a 17 de novembro, na Sede Central e no Solo Sagrado de Guarapiranga, o Encontro Nacional Johvem 3, ocasião em que houve a formatura de 136 alunos da turma 18.
Na sexta-feira (15), as atividades começaram na Sede Central, com o culto matinal. Em seguida, o gestor de jovens, ministro Sergio Ricardo Mazelli Renesto, fez a abertura do encontro. Logo depois, o vice-presidente e diretor da Divisão de Expansão da IMMB, reverendo Roberto Massao Tateyama, falou sobre o encerramento do aprimoramento de dois anos.
Ele motivou os participantes a ultrapassarem os obstáculos e desafios, refletindo sobre o que cada um conseguiu praticar durante o período, tendo a forte vontade de progredir, ou seja, a firme decisão de crescer conforme Meishu-Sama ensina no ensinamento "A forte vontade de crescer".
Também foi ressaltada a missão de cuidar de famílias, pois com o aprimoramento, ganha-se um diferente jishoi, que significa "tempo-local-posição", transmitindo o sentido de que o ser humano deve agir em conformidade com o jishoi em que se encontra.
Em seguida, o reverendo Alexandre Broglio, secretário executivo da Divisão de Expansão, explicou sobre os aspectos da setorização da IMMB, que consiste na implantação e manutenção da estrutura de setores externos.
À tarde, a programação prosseguiu no Solo Sagrado com o ministro Bruno Lins Gorodicht, que proferiu uma palestra sobre "Liderança".
Em seguida, foram realizados estudos de casos do Trabalho de Aplicação Prática (TAP). Ao final dos dois anos de Johvem 3, os alunos apresentam um trabalho de conclusão do curso para uma banca na Igreja a que estão ligados, formada pelo responsável da Igreja, o coordenador de formação ou de jovens, e o responsável de sua unidade religiosa, mostrando como aplicaram na vida missionária, profissional ou pessoal, o conteúdo aprendido no programa. Cada Igreja seleciona o melhor trabalho e envia para a Secretaria Johvem. Após uma triagem final, os três trabalhos mais bem avaliados são apresentados durante o encontro nacional.
Ao final do dia, os jovens aproveitaram a oportunidade e participaram do Dai Johrei Kai Nacional.
No sábado (16), no Solo Sagrado de Guarapiranga, a ministra Georgia Branquinho de Oliveira Raffo palestrou sobre a "Vida e Obra de Meishu-Sama", e o ministro Marcus Melgar proferiu algumas palavras sobre "O que vem depois do Johvem 3". À noite, uma animada confraternização marcou essa nova etapa na vida dos participantes.
O último dia de aprimoramento, domingo (17), foi marcado pela cerimônia de encerramento e entrega dos certificados pelo ministro Sergio Ricardo Mazelli Renesto, gestor da Secretaria Johvem, que concluiu as atividades com uma orientação final.
Ele explicou que o objetivo do curso é formar e estimular os jovens missionários nas práticas básicas messiânicas e na assistência religiosa, por meio dos aprimoramentos e das tarefas realizadas durante o período. Dessa forma, os participantes ganham confiança e convicção na fé e nos Ensinamentos de Meishu-Sama.
Para o ministro, "a formatura foi repleta de gratidão e surpresa, ao acompanhar e ver o amadurecimento na fé e no enfrentamento das purificações, por parte do grupo, que é formado por pessoas extremamente focadas em servir à Obra Divina."
Por fim, ele concluiu que os participantes já estão colocando a diretriz da IMMB em prática de forma intensa, no que diz respeito ao encaminhamento e à formação de pessoas capazes de ultrapassar as purificações.