Notícias

Presidente da IMMB participa de evento organizado pelo Centro de Chado Urasenke do Brasil

Presidente da IMMB participa de evento organizado pelo Centro de Chado Urasenke do Brasil

Data: 04/02/2019
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias

O presidente da IMMB, reverendo Marco Antonio Baptista Resende, foi convidado pelo gestor da Secretaria da Ciência do Belo da instituição, ministro Erisson Thompson de Lima Junior, que também ocupa, atualmente, o cargo de presidência da Associação de Ikebana do Brasil, da comissão de Ikebana do Bunkyo e vice-presidente do Centro de Chado Urasenke do Brasil, para participar da celebração da chegada do Ano-Novo. Na ocasião, também foram comemorados o Hatsugama (Primeira Cerimônia do Chá do Ano) e o Hatsuike (Primeiro Arranjo Floral do Ano).

Realizado no último dia 13 de janeiro, o evento foi organizado pela associação junto ao Centro de Chado Urasenke do Brasil, no Maksoud Plaza, com apoio cultural da Japan Foundation (Fundação Japão) e do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social).

A celebração contou com a presença de cerca de 300 convidados, que participaram de duas das mais tradicionais artes japonesas. Além do presidente da IMMB e das diretorias das duas entidades responsáveis pela realização, estiveram presentes outras personalidades como o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, a presidente do Bunkyo, Harumi Goya, e presidentes das mais representativas entidades da colônia japonesa.

A fim de que contemplassem as artes, os convidados participaram da cerimônia do chá em uma sala decorada com doze arranjos florais confeccionados por integrantes das escolas que compuseram o evento: Sogetsu Ryu; Shoguetsu do Koryu; Kooguetsu Ryu; Ikenobo Tatibana da América Latina; Ikenobo Kadokai Nambei Shibu; Ikenobo do Brasil e Ikebana Sanguetsu.

O ministro Erisson Thompson de Lima Junior convidou os presentes a vivenciar o Chado (relacionado à cerimônia do chá) e o Kado (relacionado à ikebana) a fim de receberem as energias para a vida diária. "Estamos nos empenhando para que, por meio da arte, possamos aumentar nosso conhecimento e elevar nossa espiritualidade", observou o ministro.