Notícias

Messiânicos planejam revitalização de Praça em São Paulo

Messiânicos planejam revitalização de Praça em São Paulo

Data: 11/02/2019
Por: Aline Zille
Editoria: Notícias

Projeto idealizado por um grupo de membros ligados à Igreja Vila Mariana, em parceria com a Fundação Mokiti Okada, visa oferecer diversas melhorias na Praça, que leva o nome do fundador da Igreja Messiânica Mundial. A ideia é que a Praça deve, em breve, fazer jus ao seu nome, como um espaço de Verdade, Bem e Belo.

Com o intuito de oferecer à vizinhança um bairro cada vez mais paradisíaco, o ministro Sérgio Ricardo Mazelli Renesto convidou seus assistentes a refletir sobre a tarefa de levar Meishu-Sama à sociedade. A reflexão despertou na missionária Rosangela Gallucci a vontade de cuidar da revitalização da Praça Mokiti Okada. O local fica ao lado do Johrei Center que abriga a sede da Igreja Vila Mariana, na capital paulistana.

Tendo o propósito inicial de instalar uma horta comunitária, baseada no método da Agricultura Natural, a revitalização do espaço inclui igualmente ações de limpeza e modernização. "Acreditamos que, ao tornarmos a praça mais funcional e bela, poderemos proporcionar mais qualidade de vida e respeito ao meio ambiente", afirma Rosangela, que logo fora orientada a entrar em contato com a Fundação Mokiti Okada (FMO), coligada da IMMB, que atua levando de maneira ultrarreligiosa os propósitos de Meishu-Sama.

Em parceria, houve a decisão para que o espaço de convivência estimule, ainda, atividades de lazer, arte e esporte aos moradores do bairro. "Vamos proporcionar uma grande interação dos membros, que levarão as atividades da Igreja, com os visitantes do bairro, podendo assim levar a filosofia messiânica à toda comunidade", ressaltou o ministro Sérgio.

No dia 19 de janeiro, foi realizada a primeira reunião do grupo responsável pela idealização do projeto. Com a presença de messiânicos e moradores, a comissão espera contar com cada vez mais pessoas. O grupo aguarda sugestões, bem como o apoio do voluntariado de profissionais de arquitetura e engenharia. Todos podem entrar em contato através do e-mail pracamokitiokada@gmail.com, enviando suas ideias ou solicitando informações.

O próximo passo é finalizar um projeto técnico, que está sob responsabilidade da arquiteta Paula Helena da Costa Garcia, voluntária da FMO. Ele deve ser apresentado à prefeitura. Com a dedicação voluntária de alguns profissionais, espera-se que, com as medições da topografia do terreno, o projeto chegue o quanto antes à análise do órgão responsável.

O grupo está otimista. Afinal, a ideia já ganhou o aval do subprefeito da Vila Mariana, Fabricio Cobra Arbex. No entanto, os envolvidos aguardam incentivos por meio de investimentos voluntários para custear a realização e manutenção da revitalização. O projeto conta também com a colaboração de empresas privadas e moradores de qualquer local da Vila Mariana. "Além disso, contamos com a materialização da gratidão dos membros; afinal, este local nos proporciona, desde seu nome, levar Meishu-Sama aos nossos vizinhos", explica Rosangela.

A Fundação Mokiti Okada (FMO) também vem contribuindo com a revitalização da Praça Mokiti Okada por meio da equipe do setor de Cultura e Arte.

Visite a Praça Mokiti Okada e invista no projeto
Os interessados, além do contato pelo e-mail acima, podem dirigir-se ao Johrei Center Vila Mariana - que fica à Rua Sena Madureira, 1008 - e verificar pessoalmente como participar. A unidade conta, ainda, com acesso pela Rua Capitão Macedo, 567.