Notícias

O Servir a Deus colore e enfeita a vida

O Servir a Deus colore e enfeita a vida

Data: 11/02/2019
Por: Aline Zille
Editoria: Notícias

O natural é que se encontre, no ideal espiritualista, o autoconhecimento determinante para a tomada de decisões e colorir os dias em que preocupações nublam a visão. Além disso, Meishu-Sama afirmou que "a dedicação é a maior manifestação de amor que os descendentes podem dar aos seus ancestrais, que habitam o Mundo Espiritual" e que "proceder de acordo com a Vontade de Deus, é o caminho mais fácil para se viver neste mundo atribulado".

Na coletânea "Alicerce do Paraíso", é possível encontrar um direcionamento sobre cada aspecto da vida. Nela, encontramos cerca de 225 textos acerca dos mais diversos temas. Os cinco volumes são divididos em: Meishu-Sama e o Johrei; Religião, Milagre e o Mundo Espiritual; O Homem, a Saúde e a Felicidade; O Homem no Cotidiano e Agricultura Natural, Arte e Sociedade.

Com a prática da leitura e do constante esforço para vivenciar as orientações do Fundador, percebe-se que não é exagero dizer que é a busca da espiritualidade na vida que alegra a vida cotidiana. Ao mesmo tempo, a fé protege os seres humanos no desempenhar de suas missões e lhes permite desfrutar do sabor de viver. Sobretudo segundo o Fundador, as dedicações influenciam positivamente na evolução dos antepassados no Mundo Espiritual.

Sabendo, ainda, que, de acordo com Meishu-Sama, "Deus atribuiu ao ser humano, o mais nobre de todos os seres, a missão de construir o Reino dos Céus na Terra" e que, para isso, só há um meio: a prática do Amor e do Bem, não há alternativa a não ser o caminho da fé.

Para ilustrar os benefícios de Servir a Deus, conversamos com a ministra Marcia Valeria de Arruda Ferrão. Confira e perceba que os percalços cotidianos são comuns aos seres humanos, mesmo que sob diferentes percepções. E, mais importante: a fé é o caminho para enfrentar tais desafios em qualquer aspecto da vida.

Aos 19 anos de idade, a jovem Marcia sentiu um forte desejo de servir integralmente à Obra Divina. Naquela época, era também dada às mulheres a oportunidade de ingresso no Seminário de Formação Sacerdotal. Assim, ela pediu demissão na empresa em que trabalhava e ingressou no programa. Instruída a servir na formação do lar de luz e atuar na Academia de Ikebana Sanguetsu -que tem como base difundir os benefícios da arte milenar sob o olhar de Mokiti Okada-, dedicou-se neste caminho até que, em 2010 recebeu a medalha Komyo e foi outorgada ministra da Igreja Messiânica Mundial do Brasil. Atualmente, ensinando o idioma japonês, apoia na formação dos seminaristas e exerce outras funções junto à Secretaria de Seminário.

Ligada ao Johrei Center Vila Mariana, dedica em assistências religiosas e se solidariza perante os desafios enfrentados pelas pessoas que acompanha na unidade. Em casa, dedica-se aos cuidados de Logan, um adolescente de 14 anos, portador de Síndrome de Down. Para ela, o servir é a base de sua vida. "Posso até fraquejar em alguns momentos mais difíceis, mas o servir proporciona a força de que necessito para continuar seguindo em frente e traz a experiência necessária que me orienta em momentos decisivos", conta ela, que viu no nascimento do filho a atuação mais marcante da fé em sua vida. "Foi a fé, e nada mais, que me manteve em pé", confessa.

A ministra acredita que, se não fosse a busca pela espiritualidade, teria uma vida vazia e sem rumo. "Você se empenha e, quando vê o resultado, compreende que não há alegria maior que sentir que foi útil a alguém". Ela ressalta que o título sacerdotal não a faz imune aos desafios do crescimento espiritual. "É quando aplico o que tenho aprendido, seja em casa ou nos locais que frequento, que sinto o amor de Deus me encorajando a não esmorecer", completa mostrando a importância do pragmatismo.

Diante do depoimento da ministra Márcia, entende-se que o servir fortalece o ser humano para que ele aja de acordo com o melhor em si.