Notícias

Igreja Guarulhos celebra a Cerimônia do Hatsuike

Igreja Guarulhos celebra a Cerimônia do Hatsuike

Data: 21/02/2019
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias

No domingo 17, a Igreja Guarulhos realizou a Cerimônia do Hatsuike - A primeira flor do ano, antes do início do Culto Mensal de Agradecimento. Durante a celebração, os messiânicos da região agradeceram a Deus, a Meishu-Sama e a natureza a missão concedida a cada um na formação de um mundo paradisíaco.

O convite para participar foi elaborado de maneira cuidadosa, para que todos tivessem a oportunidade de se conectarem ao Belo e à diversidade do universo da arte. Isso porque, conforme ensina o Mestre Meishu-Sama, o contato com a arte e com o Belo auxilia na elevação espiritual das pessoas e de seus antepassados.

Assim, às 10 horas, a cerimônia teve início, com a presença de cerca de 300 pessoas.

A primeira flor do ano da Igreja Guarulhos foi confeccionada a oito mãos pelo responsável, ministro Jacks de Oliveira Galindo Junior, pela coordenadora do Ikebana Sanguetsu da Igreja, professora Isaura Sayoko Araki dos Santos, bem como pelas professoras Cássia Toyoshima e Rita de Cássia Sponda.

Para recepcionar os convidados, foi preparado um café da manhã pelas dedicantes. Os espaços apresentavam leveza, alegria e estavam convidativos para a ocasião. A equipe da liturgia envolveu todos os convidados, orientando as atividades agendadas. As recepcionistas e as jovens professoras, muito simpáticas e atenciosas, estavam prontas para orientar a quem chegava.

O Hatsuike da Igreja Guarulhos permitiu aos presentes outras maneiras para contatar o Belo como, por exemplo, por meio da música, que esteve presente em várias ocasiões e contou com a apresentação do coral. Com alegria e comprometimento, o grupo manteve-se concentrado e ativo, descontraindo e apresentando outras formas de elevação espiritual.

Outro momento foi a apresentação do taikô - instrumento de percussão. É tocada com a mão ou com o uso de uma baqueta, e exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

Para o início da cerimônia, a professora Isaura e o ministro Jacks confeccionaram a ikebana no altar, em um momento de muita beleza e harmonia. Durante a montagem da vivificação, foi possível ouvir algumas músicas instrumentais executadas pelo jovem Francisco Domingues.

A etapa seguinte da montagem da "Primeira Flor do Ano" foi a participação dos ministros responsáveis pelos Johrei Centers ligados à Igreja Guarulhos, que receberam uma flor das mãos da professora responsável e a ofertaram a Deus e Meishu-Sama, representando suas unidades.

O ministro Saulo Andre Briza representou o Johrei Center Mogi das Cruzes. Ele recebeu a flor da professora Maria Hanako Kotake e ofereceu a Deus e Meishu-Sama em reverência e gratidão. E assim fizeram os demais ministros.

Ao final da confecção da "Primeira Flor do ano", os espectadores foram presenteados com a canção "What a wonderful world", de Louis Armstrong, cantada por Edson Tomaz da Silva.

Em seguida, iniciou-se a cerimônia litúrgica, oficiada pelo ministro Jacks ao lado da professora Isaura. Como representantes dos participantes subiram ao altar, respectivamente, as professoras de ikebana da Igreja Guarulhos e do Johrei Center Mogi das Cruzes, Elena Massumi Hamamoto Binder e Rita de Cassia da Silva Dias.

A professora Katia Harumi Katayama Shiraishi relatou sua experiência de fé, em contou sua busca em ressignificar o amor, a fé e o compromisso com a flor, assim como a luta por não duvidar e se fortalecer por meio do Belo.

Outro momento que permitiu aos presentes entrar em contato com o Belo foi a apresentação de balé das crianças Alice de Almeida e Matheus Rodrigo Lopes Souza.

Para finalizar, o ministro Jacks convidou a professora Isaura a proferir algumas palavras e, em seguida, chamou o ministro Saulo, que teve uma nova oportunidade de se despedir dos membros de Guarulhos, Mogi das Cruzes e região.