Notícias

Encontro Nacional entusiasma responsáveis de jovens

Encontro Nacional entusiasma responsáveis de jovens

Data: 09/04/2019
Por: Aline Zille e Ana Basile
Editoria: Notícias

O auditório do Solo Sagrado de Guarapiranga foi tomado, no último dia 6, pela alegria caraterística do jovem. Na ocasião, 423 dedicantes, entre coordenadores e seus assistentes, responsáveis de jovens e assistentes de programas de formação de jovens, se reuniram para receber as orientações que irão nortear suas dedicações para o Ano Messiânico do Servir.

Na ocasião, o presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, reverendo Marco Antonio Baptista Resende, falou sobre a importância da expressão do sentimento de gratidão, do espírito de servir e compreensão sobre o processo de purificação, bem como da importância do investimento espiritual.

O gestor da Secretaria Johvem, ministro Yoshio Ohara, apresentou a equipe responsável pela organização e andamento do evento e lembrou que "se achamos que estamos ouvindo a mesma coisa sempre, é porque os nossos ouvidos são os mesmos."

Luiza Tiemi Morikawa, do Johrei Center Joinville (SC), e Tassiana dos Santos Fernandes Cruz, do Johrei Center Cruz das Almas (BA), falaram sobre seu empenho em praticar a orientação recebida e cumprir a missão como responsáveis de jovens.

No encontro, foi explicada a nova nomenclatura para a formação do Movimento Johvem Messiânico, que visa a uma fé alegre e ativa. A ideia é capacitar os jovens para que sirvam em um nível mais elevado, o que os incentiva a rever seus objetivos na fé.

Um vídeo sensibilizou a todos ao mostrar a importância de demonstrar o amor. "Não falta amor, falta amar", era a sua mensagem. O reverendo Marco Rocha, diretor da Divisão de Jovens, convidou para que os participantes se abraçassem e dissessem uns aos outros "eu te amo". Ele também mostrou uma mensagem de uma criança que perdera a mãe: "Eu posso chorar, por saudade do corpo, mas a alma dela vai estar sempre comigo. Ela cumpriu a missão dela e eu vou cumprir a minha", dizia um trecho. O sacerdote ressaltou: "Oito anos de idade e já tem essa compreensão."

Ao som de uma música, ele pediu que todos entregassem suas preocupações a Deus. "Esses sentimentos não deixam Deus atuar; tenham coragem e desapeguem. Entreguem tudo para que a Luz Divina faça parte do coração de vocês. Não bloqueiem a atuação de Deus com sentimentos de insatisfação. Somos seres divinos, espirituais e materiais. Essa trilogia tem que estar em harmonia para que as coisas possam fluir. Quero que saiam daqui leves, conectados a Deus, para que nada interfira nessa relação", frisou, antes de falar sobre afinidades e causas e efeitos.

Ele convidou o ministro Robson dos Santos, coordenador de jovens da Igreja Belo Horizonte para ilustrar a importância de cumprir a Ordem Divina. Em seguida frisou: "Não basta capacitar-se materialmente, mas também espiritualmente", explicando que, para isso, existem as práticas básicas e as tarefas, que levam ao agrado de Deus e ao recebimento de forças por meio do sentimento de gratidão.

Incentivou o servir a Deus, valorizando as qualidades que cada um possui. Para isso, primeiro, é necessário acreditar nos sonhos e desejos; em seguida, determinar ações e superar dificuldades.

Em sua experiência, o ministro Luis Otávio Correard, coordenador de jovens da Igreja Piedade (RJ), relembrou diversos momentos de sua formação, por meio do incentivo de seu então responsável de jovens, o que o fez decidir servir como sacerdote da IMMB.

Desta forma, o reverendo Marco Rocha salientou que é preciso determinação e coragem para redimir situações que estão na espiritualidade de cada um. "Graças à dedicação, à nossa missão e ao amor das pessoas, mudamos o nosso destino", garantiu ele, que pediu que os participantes assistam os jovens ligados a eles e convidem as famílias a fazerem reuniões nos lares.

Ao conceituar permissão e mérito e a lógica do donativo de gratidão, esclareceu que é preciso limpar o coração por meio de ações espiritualistas. Para ele, os escritos do Fundador devem ser estudados para se ter consciência a respeito do que está ocorrendo no mundo e citou a importância da Agricultura Natural e do servir. Garantindo que os jovens são imprescindíveis para a Obra Divina, orientou-os a alicerçar a fé sempre buscando a Verdade nos Ensinamentos.

O reverendo finalizou o Encontro Nacional de Responsáveis de Jovens, falando do espírito proposto às atividades do Culto dedicado aos jovens neste ano e mostrou seu sentimento em promover um movimento de expansão do servir, do amor e da gratidão entre os jovens messiânicos.