Notícias

Meishu-Sama é homenageado em encontro do Grupo de Agricultura Sustentável (GAS)

Meishu-Sama é homenageado em encontro do Grupo de Agricultura Sustentável (GAS)

Data: 13/05/2019
Por:
Editoria: Notícias

De acordo com o Grupo de Agricultura Sustentável – GAS, a agricultura sustentável é uma tendência que vem crescendo entre agricultores convencionais. O conceito de diminuir o impacto da produção agrícola traz vantagens não apenas para o planeta, mas também para o bolso do produtor. Observando as pesquisas disponíveis e as práticas dos agricultores, firma-se que é possível reduzir a dependência de fertilizantes químicos na ordem de 50 a 80%, dependendo da cultura, estágio de adoção das tecnologias, qualidade do solo e do remineralizador regional.

Grupo de Agricultura Sustentável – GAS

Com o objetivo de tornar a oportunidade uma realidade formou-se o Grupo de Agricultura Sustentável – GAS. Eles buscam criar um movimento por uma Nova Agricultura Brasileira, conquistando mais independência na escolha dos insumos principais.

Buscam ainda soluções em todas as linhas de “agriculturas”, mas focados em resultados.

Os desafios são muitos, mas os resultados já podem ser percebidos. O movimento conta com grupos ativos de produtores em 10 Estados, contabilizando 2.100 agricultores ativos e cerca de 1.000.000 de unidades produtivas em diversos níveis de implantação das práticas do GAS.

A melhora desses processos é percebida na redução de custos, manutenção da produtividade, melhora biológica e mineral dos solos, aumentando a lucratividade e a melhoria progressiva dos solos.

O evento

Guiados por esta temática, no último dia 13 de abril deste ano, foi realizado, no teatro IMA, em Campinas-SP, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, o 1º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, trazendo nomes internacionais para o debate da adoção de medidas que reduzam o impacto da atividade agrícola. Neste evento, o mestre e precursor da Agricultura Natural, Mokiti Okada, foi homenageado, devido ao imenso significado que suas ideias têm repercutido no meio produtivo com a produção de alimentos com elevada energia vital, em harmonia com o meio ambiente. Na ocasião, o ministro Luiz Carlos Demattê Filho participou como representante do grupo Korin e recebeu a homenagem.

O evento contou ainda com a participação do secretário da agricultura e abastecimento do estado de São Paulo, Gustavo Diniz Junqueira, onde elogiou o trabalho pioneiro que o grupo Korin e Centro de Pesquisas Mokiti Okada vem desenvolvendo, criando valor e tornando modelos de agriculturas sustentáveis em negócios competitivos. Neste evento, a Korin Agricultura e Meio Ambiente pode apresentar o estudo de caso do grupo Korin e CPMO, demonstrando a realidade de sistemas diferenciados com enfoque em sustentabilidade. Estes trabalhos renderam uma homenagem ao filósofo Mokiti Okada
Na conclusão deste evento percebeu-se que a adoção de medidas para reduzir o impacto da atividade agrícola é uma realidade cada vez mais almejada pelo agricultor convencional, que busca acompanhar mudanças nos hábitos de consumo do mundo todo. A agricultura sustentável tem se mostrado benéfica não só para o planeta, mas também para o bolso do agricultor, reduzindo os custos e elevando a produtividade.