Notícias

Igreja Messiânica Mundial do Brasil apoia Festa da Cultura Japonesa

Igreja Messiânica Mundial do Brasil apoia Festa da Cultura Japonesa

Data: 30/05/2019
Por: Aline Assafin Zille
Editoria: Notícias

Com o tema "O legado: Brasil, Japão e eu", o tradicional festival Bunka Matsuri contou, pela primeira vez, com o incentivo da instituição, cujo fundador, Meishu-Sama, é considerado um japonês à frente de seu tempo.

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social realizou, em parceria com a IMMB e diversas outras instituições, a 13ª edição da Festa da Cultura Japonesa - Bunka Matsuri. O evento, realizado nos dias 25 e 26 de maio, proporcionou ao público, de forma gratuita, o contato com exposições de inúmeras expressões artísticas, como ikebana, artes plásticas e cerimônias do chá, além de apresentações de danças e músicas.

O Edifício Bunkyo, na Liberdade, em São Paulo, ficou bastante movimentado, e os milhares de visitantes eram convidados a refletir sobre o legado entre as gerações. A troca de conhecimentos artísticos e culinários é a fonte inesgotável de enriquecimento de um elo invisível entre familiares e curiosos da cultura oriental.

A IMMB investiu, ainda, em palestras, workshops e atividades interativas promovidas pelo festival, que trouxe ao público as artes japonesas tradicionais e modernas. Nessa edição, o Bunka Matsuri promoveu, ainda, no salão nobre do prédio, entre outras atividades, uma palestra sobre o poder da gratidão.

Para o ministro Erisson Thompson Jr., gestor da Secretaria da Ciência do Belo, foi extremamente valiosa a participação da IMMB no festival. "Meishu-Sama não era restrito ao universo messiânico. Ao contrário, incentivava o contato com diversas religiões, expressões artísticas e culturas; por isso é tão importante que a Igreja Messiânica participe destas ocasiões", garantiu ele.

Os visitantes messiânicos ficaram maravilhados com a oportunidade de conhecer diferentes modelos de ikebana – arte floral que busca o equilíbrio entre elementos da Natureza. Sobre tais vivificações florais, o ministro Erisson lembrou: "Desde sua origem, a ikebana é oferecida aos deuses. De forma harmoniosa, a técnica baseia-se em dar vida à flor. No entanto, cada modo tem a sua personalidade."

Além do conhecido pelos messiânicos – Sanguetsu −, que foi idealizado por Meishu-Sama e visa criar um arranjo o mais natural possível, existem os tipos Ikenobo, Sogetsu, Ohara, Rikka e Shoka.

O público em geral apreciou a tradicional cerimônia no chá, tal como é realizada nos cultos do Solo Sagrado de Guarapiranga, e teve um contato com a arte em cerâmica, artesanato e culinária típicos do Japão.

Quem também estava presente, com dois quadros de sua autoria expostos na galeria de arte, era a Sra. Toshiko Hayashi. A artista, que é esposa do ex-presidente da IMMB, Rev. Hidenari Hayashi, afirmou que se sentiu imensamente feliz pela oportunidade de levar sua arte a mais pessoas. "Este momento é muito importante, pois Meishu-Sama nos ensinou o quanto a Arte influencia o caráter dos homens", afirmou.

Desta forma, a IMMB marca, em mais uma ação, conjunta à sociedade em geral, sua expressiva vontade de praticar o legado de Meishu-Sama, abrangendo e incentivando trocas de conhecimentos em um discurso amplo e profundo, tal como era seu fundador.