Notícias

Membro da Igreja Vila da Penha (RJ) realiza oficina de horta orgânica em centro de educação

Membro da Igreja Vila da Penha (RJ) realiza oficina de horta orgânica em centro de educação

Data: 25/06/2019
Por: Ana Carolina Basile
Editoria: Notícias

No dia 5 de junho, uma dedicante do setor de horta caseira da Igreja Vila da Penha, no Rio de Janeiro, promoveu uma oficina de horta orgânica no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

A oficina teve início com uma palestra seguida de uma atividade prática, intitulada "Horta Orgânica em Pequenos Espaços". Na oportunidade, participaram três professores do curso integrado de Segurança do Trabalho e cerca de 35 alunos.

A palestrante, a membro Noeli Simone Araújo Bastos, abordou a existência de estudos científicos comprovados a respeito dos efeitos deletérios do consumo de agrotóxicos, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana. Citou, igualmente, os dados que colocam o Brasil em primeiro lugar no ranking do consumo de defensivos agrícolas.

Ela inteirou a comunidade acadêmica que a agroecologia realizada de forma caseira é uma alternativa possível e que pode ser o primeiro passo para substituir o consumo de alimentos da agricultura convencional, para os cultivados em processos orgânicos. Noeli aproveitou a ocasião para ressaltar a implementação do projeto de horta orgânica nas dependências do campus CEFET Maracanã.

A missionária, ainda, orientou os participantes com relação aos procedimentos para a elaboração de hortas caseiras.

O objetivo material da ação foi implementar uma horta orgânica por meio do método da Agricultura Natural, apresentando-a como uma atividade agroecológica eficiente, viável de se praticar em pequenas áreas como varandas e apartamentos, além de ser um método bem simples.

Já o objetivo espiritual era fazer com que os alunos e professores daquela instituição de ensino experimentassem o contato com o solo por intermédio da prática da Agricultura Natural, estimulando a gratidão por meio do "respeito às Leis da Natureza e à existência de Deus", fazendo-os, aos poucos, "conhecer o Poder Absoluto de Deus".

Segundo ela, o interesse dos alunos pelo método da Agricultura Natural ficou evidente quando foram realizar a atividade prática. Em outra ocasião, com a autorização dos docentes, eles já haviam preparado um pequeno espaço para a semeadura de algumas hortaliças. Sabendo que a Agricultura Natural se utiliza do exemplo da natureza, perguntaram em que momento deveriam fazer a cobertura vegetal para a proteção do solo, no canteiro.

Esse interesse se manifestou mais uma vez, quando eles se revezaram para que todos pudessem "pôr a mão na massa", semeando e plantando.