Notícias

IMMB promove 1ª Caravana de Agricultura Natural aos Solos Sagrados do Japão

IMMB promove 1ª Caravana de Agricultura Natural aos Solos Sagrados do Japão

Data: 15/10/2018
Por: Aline Zille
Editoria: Notícias

Cinquenta caravanistas participaram da atividade que estreitou ainda mais os elos entre os praticantes de horta caseira e Meishu-Sama. A viagem foi realizada entre os dias 25 de setembro e 8 de outubro. Os responsáveis pelo grupo, ministros Hiroshi Ota e Carlos Daniel de Souza Rodrigues, comemoraram a programação especialmente desenvolvida para os peregrinos brasileiros. A caravana marcou a participação do grupo no Culto de Outono junto aos messiânicos de todo o mundo.

Após o Encontro de Coordenadores de Horta Caseira de 2017, o presidente da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, reverendo Marco Antonio Baptista Resende, comunicou, junto ao diretor de expansão da instituição, reverendo José Roberto Bellinger, o desejo de realizar uma caravana especialmente voltada para os praticantes de Agricultura Natural.

Desta forma, em janeiro de 2018, foi divulgado um edital que iniciou a preparação dos participantes através da formação de grupos, do incentivo e de convites. Com o desejo de conhecer mais a respeito de Meishu-Sama, visitando os Solos Sagrados e os locais marcantes na vida do Fundador, o grupo reunia ainda o desejo de conhecer atividades que são desenvolvidas pela Agricultura Natural no Japão.

A visita começou em Hakone, onde o grupo apreciou o Templo Komyo, contemplou jardins e obras de arte. Os caravanistas puderam conhecer a casa de Meishu-Sama e receber orientação do reverendo Nakai. Conhecido por auxiliar Meishu Sama enquanto ele escrevia as caligrafias, Ohikari e imagens, ele discorreu sobre seu sentimento de respeito e veneração pelo Fundador. Suas palavras emocionaram a todos, e o amor de Meishu-Sama pela humanidade foi notado em cada detalhe do local.

Em seguida, na visita ao polo agrícola de Oohito, os participantes observaram a beleza da produção e o cuidado com o solo, bem como com a água e o ar. As palavras dos pesquisadores, que sempre correlacionavam seus projetos aos ensinamentos de Meishu-Sama, tocaram profundamente cada participante. No local, que segue o método preconizado por Meishu-Sama como coluna de salvação da humanidade, inúmeras experiências são vividas há dez anos. As purificações do solo fizeram com que aprendessem muitas coisas. Assim, hoje, a cada purificação, buscam dentro do próprio grupo, no coração de cada um, o motivo e refletem sobre como podem contribuir para que a purificação cumpra sua missão o mais rápido possível. Neste sentido, o grupo de brasileiros se identificou com os japoneses, pois reconheceu o sentimento que os une. Tanto no Brasil, como no Japão, a prática da horta caseira é uma ferramenta para reencontro com Deus.

A participação do culto em Atami e as visitas ao Sakimicho (antiga sede provisória) e ao Tozanso fascinaram os presentes. A presença do espírito de Meishu-Sama fortaleceu a determinação de praticar o Johrei, a Agricultura Natural e o Belo. Durante a cerimônia, a brasileira Alessandra Dias de Britto, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, relatou sua experiência, que teve como base a prática da Agricultura Natural. Após sua participação, ela foi procurada pelos demais participantes que a agradeceram por dividir sua vivência.

O presidente da Igreja Messiânica Mundial, reverendo Massayoshi Kobayashi, baseou sua orientação nos Ensinamentos de Meishu-Sama sobre arte. Ele citou algumas obras em exposição no museu e assim os brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais acerca de Meishu-Sama.

No Palácio de Cristal, a apresentação da construção encerrou a visita. "Passamos a observar cada pedra, cada curva, tentando ver como uma obra de arte que estava exposta no museu", comentou o ministro Carlos Daniel.

Já em Kyoto, o grupo retirou ervas emergentes (capins) que nasciam no meio do gramado, do entorno das cerejeiras, preparando o local para que pudesse ser roçado. O sentimento de gratidão a Deus e aos antepassados por terem se encontrado com Meishu-Sama renovou o desejo de expandir ainda mais as colunas de salvação em prol da construção do Paraíso Terrestre.

No Memorial Mokiti Okada, ouvir sobre Meishu-Sama fez os caravanistas retornar agradecidos e felizes. Muitos deles relataram milagres que surgiram desde a decisão da viagem e comentaram que o que viveram durante esses dias é inesquecível.