Notícias

Dia do Amigo é comemorado no Johrei Center São Bernardo (SP)

Dia do Amigo é comemorado no Johrei Center São Bernardo (SP)

Data: 01/08/2019
Por: Amanda Caroline Cuba
Editoria: Notícias

Em atividade que envolveu a Verdade, o Bem e o Belo, os participantes fizeram sensibilização de ikebana

Seguindo os preceitos da filosofia "Flor & Ser - a união sublime da beleza e do sentimento que são vivificados na Arte da Ikebana Sanguetsu", o Johrei Center São Bernardo, ligado à igreja ABCDM (SP), realizou, no dia 24 de julho, uma atividade com o intuito de celebrar o "Dia do Amigo" (tradicionalmente comemorado no dia 20 de julho) por meio da demonstração e sensibilização de ikebana.

A atividade, que contou com a participação de 121 pessoas, foi conduzida pelo coordenador da Academia de Ikebana Sanguetsu da igreja local, professor Gerson Alves de Freitas, o qual explicou sobre o estilo Ikebana Sanguetsu - a arte de arranjar flores, ramos e galhos naturais exprimindo-lhes beleza.

Como o estilo Sanguetsu refere-se ao respeito à Grande Natureza e tem como finalidade cooperar para a construção de um mundo melhor e instruir pessoas de sentimentos belos, a ideia da atividade foi que membros e frequentadores convidassem seus amigos para conhecer a arte da vivificação de arranjos florais. Um excelente exemplo de cultivo da Verdade (o caminho), do Bem (a ação) e do Belo (o sentimento).

"Deleitando-se com a Arte, o homem purifica seu corpo e alma.
É realmente uma dádiva Divina."*


Depoimentos

Gerson Alves de Freitas, coordenador da Academia de Ikebana Sanguetsu da igreja ABCDM

"Após o Culto do Paraíso Terrestre, realizado em junho, ao saber que todos os anos preenchemos o formulário com o nome de parentes e/ou amigos que gostaríamos de encaminhar a Meishu-Sama, nasceu o desejo de possibilitar aos membros que convidassem esses amigos para uma atividade muito especial no Johrei Center São Bernardo, com a demonstração e sensibilização de ikebana, a fim de comemorarmos o "Dia do Amigo". Ao fim do encontro, muitos foram os relatos referentes ao sentimento que brotou pela flor. Alguns dos participantes se emocionaram no momento da demonstração; despertaram para iniciar o curso de ikebana; receberam Johrei pela primeira vez. Alguns já tinham participado de atividades festivas na igreja e, no dia de nosso encontro, tiveram a oportunidade de serem apresentados a Meishu-Sama em frente ao altar. Agradeço a permissão de participar dessa grandiosa Obra de Salvação por meio da flor, unindo as Três Colunas de Salvação."

Talita Betin Negri David, convidada de membros

"A atividade comove. O trabalhar com a flor, desde o início até o arranjo finalizado, oferece um sentimento de modificação. Conforme o arranjo se modifica, nós nos modificamos também."

Rosemeire Silva Campos, convidada de membros

"A atividade foi muito importante! Nos ensinou a olhar as plantas de uma maneira diferente. Com olhos de realmente ver, e não simplesmente o olhar por olhar. A flor tem vida e traz uma harmonia muito importante."

Deber Azevedo dos Santos Moraes, membro há dois anos

"Percebi que a comunhão entre o ser humano e a natureza pode modificar um lugar; nossa vida. Minha mãe tem o hábito de decorar a casa com ikebana, isso me despertou o desejo de iniciar o curso, de poder mergulhar nesse universo e, quem sabe um dia, criar obras tão bonitas como as de nosso professor."

*MEISHU-SAMA. O pão nosso de cada dia: o alimento espiritual do cotidiano. 1ª ed. São Paulo: Fundação Mokiti Okada, 1995, p. 450.