Notícias

Igreja Barra da Tijuca (RJ) também recebe coirmãos para Intercâmbio de Jovens

Igreja Barra da Tijuca (RJ) também recebe coirmãos para Intercâmbio de Jovens

Data: 30/09/2019
Por: Johvem Barra da Tijuca
Editoria: Notícias

O oitavo grupo participante do Intercâmbio de Jovens entre as igrejas coirmãs se reuniu, neste ano, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Reunindo 852 pessoas, sendo 56 deles não messiânicos, o evento contou com uma programação repleta de emoção.

Os primeiros coirmãos a chegar à igreja foram recepcionados com um café da manhã e um almoço, preparados com muito amor pelos messiânicos da região.

No local, duas massoterapeutas ofereceram massagem corporal relaxante aos caravanistas ligados à igreja Pituba (BA), que viajaram mais de 30 horas, e aos de São José do Rio Preto (SP), que percorreram um trajeto que durou mais de 15 horas. Os representantes da igreja Tatuapé (SP) também aproveitaram a oportunidade.

Em homenagem ao Dia da Árvore, que se comemora no dia 21 de setembro, a equipe da Agricultura Natural da anfitriã convidou os presentes para o plantio de uma espirradeira-rosa na Praça Soldado Geraldo da Cruz, que fica em frente à igreja. Espera-se que ali floresça o sonen de união das coirmãs do grupo.

Contribuindo para que os jovens vivenciassem um pouco da rotina dos moradores locais, como em outros lugares do País, os organizadores reservaram um passeio especial. A visita à Praia da Barra da Tijuca, que fica a poucos metros do local, alegrou os jovens. Muitos deles se encantaram ao verem o mar pela primeira vez.

Encontro com os anfitriões

O final da tarde de sexta-feira foi o momento de conhecer os anfitriões dos Johrei Centers Barra da Tijuca, Curicica e Recreio. Foi desta forma que, em 150 casas, foi realizada, em sintonia, a Reunião de Johrei no Lar. Houve leitura do Ensinamento "Minha Natureza", vivência de horta e flor, prática de Johrei e muito entrosamento e troca de experiência.

Finalmente, com todos os inscritos presentes, o evento foi oficialmente aberto.

Os jovens assistiram à apresentação da cantora lírica Marina Cyrino, acompanhada do pianista Ciro Magnani e da violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira, Emília Valova, que apresentaram três obras do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

A atriz e comediante Sill Esteves, messiânica desde a infância, foi a mestre de cerimônias, bem como recebeu os quatro responsáveis das igrejas presentes no palco: ministros Dante Cupolillo Simões (Barra da Tijuca), Ricardo Webster Brasil (Pituba), José Renato Silva (São José do Rio Preto) e Koichiro Shimpo (Tatuapé), que abordaram diversos temas e responderam às perguntas feitas pelos próprios jovens, compiladas no período das inscrições. Eles falaram sobre purificação, depressão, vícios e relacionamento, desmistificando mitos e mostrando a Verdade revelada por Meishu-Sama sobre tais assuntos.

A banda formada exclusivamente para a ocasião, composta pelos membros Alessandra Moreno (vocal), Pablo Ferraz (violão) e Raquel Igne (cajón), tocou muito pop, animando os participantes durante o encontro. Apresentou a música-tema "Peça Felicidade", do grupo Melim – que, ao ter conhecimento do objetivo do evento, liberou gratuitamente os direitos autorais –, que foi acompanhada pelos participantes.

A experiência de fé da jovem Bianca Rogério Cavallari, de São José do Rio Preto, surpreendeu. Em formato de entrevista, a jovem contou como teve sua vida transformada pelas práticas básicas. Além de compartilhar suas experiências na área profissional com flores de luz, ela contou como a preparação para o Intercâmbio de Jovens foi importante para sua tomada de decisão de receber o Ohikari -Medalha da Luz Divina. Ela também assumiu missão no grupo jovem como monitora de seu Johrei Center.

O coach Hermes Simões discorreu sobre o tema "Você já escreveu seu futuro?" Membro há quase quarenta anos, Hermes fez todos refletir sobre sonhos e objetivos, ao apresentar ferramentas que auxiliam traçar metas e mensurar realizações.

O incentivo ao consumo consciente também marcou presença. Todos ganharam um copo reutilizável personalizado, evitando o uso de descartáveis. Receberam outros brindes, como impressão instantânea de fotos compartilhadas com a hashtag #CoirmasNaBarra, entre outros.

Nesta edição, 200 kg de alimentos não perecíveis foram doados pelos participantes à Campanha Solidária, da Fundação Mokiti Okada. Os itens arrecadados foram entregues simbolicamente, no palco do encontro à representante da instituição escolhida, Aldeias Infantis SOS Brasil, a assistente social Priscila dos Santos Pereira.

Para um momento especial, uma pessoa de cada igreja foi chamada ao palco por um mágico. Todos os participantes, ao fazerem suas inscrições, escreveram seu sonho, e a comissão escolheu quatro para serem realizados.

Uma jovem da igreja São José do Rio Preto ganhou uma coletânea do Alicerce do Paraíso; um jovem da igreja Barra da Tijuca obteve uma oportunidade de estágio e assessoria de carreira de um coach; uma jovem da igreja Pituba conseguiu uma passagem e hospedagem para assistir ao Culto às Almas dos Antepassados em novembro deste ano no Solo Sagrado de Guarapiranga.

A emoção não parou por aí. Uma missionária do Tatuapé foi presenteada com a caligrafia de Meishu-Sama Hikari No Ie (Lar de Luz) levando o público às lágrimas.

O responsável da igreja Barra da Tijuca destacou a importância de todos sonharem alto e se esforçarem na busca pela sua concretização. Antes, foi realizada uma sensibilização com o objetivo de preparar a todos para mais emoção.

Os participantes, então, foram orientados a pegar um envelope que estava fixado debaixo de suas cadeiras. Nele continha uma carta escrita por alguém querido expressando sentimentos de gratidão e amor.

O encerramento ficou por conta do compositor messiânico André Diniz, com a bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, acompanhada por duas passistas. E ao som do DJ Xande Santos, que, com sua alegria, contagiou ainda mais esse momento entre as coirmãs.

Para completar a festa, foi oferecido um delicioso lanche, feito pelos parceiros Espetto Carioca e Megamatte.

Deixando um pouco de si, levando um pouco do outro

No domingo, logo pela manhã, visitantes e anfitriões se despediram. Abraços e lágrimas antecederam a partida daqueles que pareciam viver um reencontro de almas.

Os 350 convidados ainda realizaram um tour pela Cidade Maravilhosa, com guias que contaram um pouco de história do Rio de Janeiro. Fizeram uma parada para tirar fotos e conhecer o famoso Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca.

Visitaram o centro histórico e os famosos Arcos da Lapa. O passeio terminou no Monumento Nacional aos Pracinhas – em homenagem aos soldados mortos da Segunda Guerra Mundial. No local foi feita uma oração com pedido de paz para o Rio de Janeiro e para o Brasil.

O próximo encontro já começou a ser preparado e já tem local para ocorrer, no próximo ano: a igreja São José do Rio Preto sediará a terceira edição do Intercâmbio.

Anfitriões comentam
O anfitrião-mor, ministro Dante Simões, disse: "A participação das pessoas visando gerar felicidade para outras é o grande resultado. Agradeço às equipes e às comissões, que tanto dedicaram para que tudo fosse tranquilo, leve, descontraído, agregando tanto valor a este momento. Aos anfitriões, que abriram as portas de suas casas para receber nossos coirmãos, meu agradecimento especial."

A importância de receber o evento foi ressaltada por Graziela Maria Casé dos Santos. "Recebemos muita Luz. Foi uma energia incrível e indescritível. Estar com mais pessoas com o mesmo ideal faz com que a evolução seja mais forte do que quando estamos sozinhos."

O intercâmbio foi considerado um teste de fé. Yanna Gritlet estava desanimada, mas, ao ver tantos jovens chegando de lugares distantes, renovou seu espírito: "A gratidão invadiu meu coração. Esse intercâmbio mudou minha vida."

Jaqueline Fernandes de Melo Banai, responsável de jovens do Johrei Center Recreio, comentou: "Percebi a importância de dar qualidade ao tempo que passamos com a família e os amigos; prestando realmente atenção a eles."

"Desde maio, vieram sendo realizadas reuniões semanais com cada comissão, como alimentação, recepção e anfitriões. Como são apenas três Johrei Centers, as tarefas eram muitas. Entre elas, a organização de uma surpresa para cada participante. Conseguimos 600 cartas de amigos e familiares dos participantes", contou.

Foi um grande aprimoramento para os envolvidos. "Tivemos que aprender a ceder, ter paciência, respeitar a ordem, entender a Vontade Divina quando as coisas que planejamos não ocorriam conforme esperávamos. Uma delas foi a mudança do local. Queríamos muito que o evento ocorresse no Morro da Urca, por ser um lugar referência do Rio de Janeiro, mas acabamos ganhando de presente outro local, que também é de muito alto nível e se encontra na própria Barra da Tijuca. No dia, choveu bastante. Se ocorresse no primeiro local, as coisas que tínhamos planejado não teriam dado certo ou não ficariam tão boas. Então, entendemos o porquê da mudança e sentimos muita gratidão. Além de podermos direcionar o investimento para outras comissões", continuou.

Com os aprendizados da preparação, Jaqueline ressaltou: "Em eventos grandes assim lidamos com muitas energias. E o negativo atua bastante. Então, aprendemos a ter mais percepção e evitar conflitos desnecessários. Buscar fortalecer o primordial para termos sabedoria nas escolhas e entender o que não for como a gente espera."
Apesar de os anfitriões terem dormido pouco nos dias que antecederam o encontro, o final de semana foi cheio de energia. "O que foi surpreendente para aqueles que acompanharam a rotina dos que pouco dormiram", concluiu a jovem.

Camila Igne Rocha estava purificando e, com as dedicações, percebeu que seu foco mudou. "Parei de pensar nos problemas, nas dificuldades; estou mais calma e confiante."

Participante reforça o sucesso do evento
Elisa Monteiro Dimateo, responsável de jovens do Johrei Center Patriarca (igreja Tatuapé, SP), reforça: "A preparação exigiu uma dedicação incansável. Fazer plantões no Johrei Center, convidar os jovens. Financeiramente, buscamos mobilizar todos do Johrei Center para ajudar, o que foi significativo, porque a unidade contribuiu para a participação dos jovens, o que foi bem legal. E como precisávamos, tanto no Johrei Center como na igreja, desse apoio financeiro, foi uma forma de dar oportunidade para os jovens dedicarem em prol do intercâmbio. Muitos jovens que eu pouco vejo na igreja iam dedicar na cantina, nas atividades, justamente com o objetivo de ir para o intercâmbio. Aprendi a agradecer em qualquer circunstância e saber que nada ocorre por acaso, porque o Mundo Espiritual age de acordo com as necessidades. Tive um entendimento sobre que nem sempre as coisas são do jeito como queremos, imaginamos ou desejamos, mas sim de acordo com o que Meishu-Sama e o Mundo Espiritual precisam naquele momento. O intercâmbio me fez refletir bastante sobre isso. Quero estudar mais e aprofundar meus conhecimentos sobre Meishu-Sama, a vida dele, bem como os Ensinamentos que escreveu. Eu vi que Meishu-Sama abrange inúmeros assuntos e nos orienta, principalmente com relação aos desafios do atual momento da juventude, como a questão de ter um controle mental significativo devido à depressão, ansiedade. Existem muitos assuntos que não sabemos como Meishu-Sama orienta e acaba ficando vago, às vezes até para ensinar aos jovens. Quero me aproximar ao máximo do sonen de Meishu-Sama."