Data: 03/10/2019
Por: Johvem Rio Grande do Sul
Editoria: Notícias
Ao ser sorteada para sediar o Intercâmbio de Jovens entre as igrejas coirmãs de 2019, a Igreja Rio Grande do Sul objetivou reunir 1.000 jovens que queriam transformar suas vidas. Assim, as coirmãs do grupo 4 se reuniram nos dias 21 e 22 de setembro, em Porto Alegre, e reuniram 853 pessoas - entre membros e frequentadores - ligadas às coirmãs igrejas Belém (PA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Santana (SP), Campo Grande (RJ) - e, claro, à anfitriã, Rio Grande do Sul (RS).
Muitos contaram que abraçaram a ideia do evento, e cada coordenador incentivou seus jovens, fazendo aprimoramentos e outras atividades para motivar os grupos. Os relatos são muito parecidos, como: Eu vim buscar força para minha missão e respostas, e obtive isso. Várias pessoas disseram que encontraram Meishu-Sama por meio do Intercâmbio.
No quesito empenho, merece destaque um casal de uma cidade do interior do Mato Grosso que ganhou a permissão de participar do Intercâmbio pouco tempo antes, o que ocasionou muitos desafios, mas não desistiu. Com o desejo de ganhar forças para desenvolver a Obra Divina em sua cidade, o casal percorreu um trecho de ônibus de Juína até Cuiabá, onde foi até Brasília de avião e, depois, a Porto Alegre.
Duzentos e vinte dedicantes atuaram diretamente na execução do evento junto a mais de 130 anfitriões, totalizando 290 pessoas que agiram para que tudo se passasse da melhor forma possível.
Muitos milagres ocorreram, desde doações para o evento a descontos que eram praticamente impossíveis até pessoas que não eram messiânicas e, mesmo assim, apoiaram o encontro, pois se sensibilizaram observando a importância do evento para os que estavam comprometidos com a organização.
Os setores da igreja colaboraram, e o milagre maior foi poder contar com a hospedagem dos anfitriões, que abriram suas casas com muito amor para aqueles cuja residência é fora da cidade de Porto Alegre e da Região Metropolitana.
No sábado de manhã, os participantes assistiram ouviram duas experiências de fé: Carolina Almeida (Movimento Kids), que, ao colocar Deus em primeiro lugar, teve seus objetivos alcançados, e Paula Lopes (Movimento Johvem), que contou como o desapego e a entrega das situações nas mãos de Deus e Meishu-Sama, bem como o entendimento da ordem espiritual, a ajudaram a mudar sua vida e conquistar seus objetivos.
A palestra do diretor da Divisão de Jovens, reverendo Marco Rocha, com o tema Se eu mudar tudo muda, alertou o público. As questões relacionadas à afinidade estiveram presentes, e o reverendo explicou que tudo ocorre porque existe uma afinidade com tais situações ou lugares. Ele reafirmou que se quiserem ser felizes precisam evoluir, ou seja, mudar de nível espiritual.
Na parte da tarde, os presentes foram divididos em dois grupos que fizeram atividade de difusão e limpeza pela cidade, com distribuição de flores de Luz e ministração de Johrei.
Um grupo de 185 pessoas foi direcionado para a Orla do Lago Guaíba e Usina do Gasômetro, pontos turísticos da cidade. O outro grupo, de 290 pessoas, foi para a região do bairro Jardim Lindóia.
Foram distribuídos 4.100 pequenos arranjos florais e ministrados 1.091 Johrei, e oito praças tiveram atividade de limpeza.
Com muita emoção, uma jovem relatou seu encontro com uma pioneira que morava em um residencial geriátrico, que foi visitado por um dos grupos. A senhora foi tomada de muita emoção e disse que estava sentindo que iria receber os jovens messiânicos naquele dia e que eles levariam Meishu-Sama até ela.
Paralelamente à atividade externa, as crianças de até onze anos tiveram um momento especial para elas. O Intercambinho foi repleto de brincadeiras e atividades exclusivas, com direito a um mágico que encantou os pequenos. Estavam presentes muitas famílias com crianças, e isso só foi possível por conta das atividades exclusivas para elas.
No retorno da dedicação externa, houve um papo aberto com os responsáveis de igrejas presentes, os ministros Pedro Gibrail Tannús, Anderson Cruz, Silvio Costa e Rafael Machado. Eles responderam às perguntas dos participantes, baseadas na palestra do Rev. Marco.
Após o bate-papo, os participantes se comprometeram a se empenhar mais na leitura dos Ensinamentos e a intensificar a prática de Johrei.
O sábado terminou com uma confraternização com muita música, alegria e interação.
Domingo foi dia de conhecer as cidades de Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. Os intercambistas visitaram o Parque do Caracol, em Canela, e almoçaram no Parque Tomasini, em Gramado, onde realizaram um passeio turístico na cidade de Gramado, curtindo as atrações do local.
A expectativa para o próximo Intercâmbio de Jovens é enorme, e todos já estão convidados para participar.
O ministro Anderson Cruz orientou que todos mantivessem o sonen do ano passado, de 1000 participantes lotando a igreja Belém (PA), que sediará o próximo encontro do grupo.