Notícias

Jovens messiânicos se reúnem em São Vicente (SP) para intercâmbio social, cultural e espiritual

Jovens messiânicos se reúnem em São Vicente (SP) para intercâmbio social, cultural e espiritual

Data: 03/10/2019
Por: Johvem São Vicente
Editoria: Notícias

São Vicente, um dos municípios da Microrregião de Santos, na Região Metropolitana da Baixada Santista, no Estado de São Paulo, recebeu o Intercâmbio de Jovens 2019, realizado simultaneamente em dez locais do Brasil, nos dias 21 e 22 de setembro.

Estiveram presentes jovens das igrejas Niterói (RJ), Santa Catarina (SC), Santos (SP) e Teresina (PI). Os 378 participantes tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de profundos aprendizados por intermédio das palestras dos responsáveis das igrejas e dos momentos de intensa alegria e descontração, com a apresentação do evento em estilo "stand-up".

Eles assistiram a apresentações dos jovens artistas de cada área, que abrilhantaram o evento. Conheceram um pouco da história do Brasil, no City Tour realizado em parceria com a Prefeitura, o que se tornou enriquecedor para a construção do intelecto de cada jovem.

Um dos resultados do evento foi o despertar de um jovem da Igreja Santa Catarina. Sendo de família pioneira, ele tomou a decisão de se outorgar ainda este mês.

Muitos outros jovens destacaram o acolhimento que receberam de seus anfitriões. Para eles, o Intercâmbio de Jovens entre as igrejas coirmãs se tornou um divisor de águas em suas vidas.

O grupo 7 já se prepara para o próximo encontro, que será realizado em Teresina, no Piauí, em 2020.

Comentários e percepções sobre esta edição

“O Intercâmbio é muito importante para a Igreja, principalmente para o jovem, que é o futuro da Igreja Messiânica. O contato, a interação, a troca, são de extrema necessidade. O Intercâmbio é importante para que o jovem possa praticar, entre eles, o servir, a gratidão e o amor altruísta. É a oportunidade de se fortalecer na missão e na dedicação. Então, precisamos valorizar, cada vez mais, o intercâmbio.” Wilna Fernanda de Brito Araújo – Coordenadora de jovens da Igreja Teresina.

“O Intercâmbio promovido pela Igreja Messiânica faz com que os jovens, além de se conhecerem melhor, possam dar o que eles têm de melhor: o servir e a gratidão em servir.” Ivanicy Kelma Barboza de Sousa – jovem Igreja Teresina.

“O Intercâmbio é uma iniciativa muito boa, porque proporciona aos jovens conhecer a realidade e a cultura de outros lugares. Acredito que, por meio dessa atividade, formaremos verdadeiros líderes para o futuro da Igreja.” Ministro Carlos André de Souza Oliveira – Igreja Teresina.

“Esses encontros entre as regiões, promovidos pelo Intercâmbio, é uma maneira de unir os jovens do Brasil. É muito positivo eles poderem cooperar uns com os outros e trocar experiências. Tenho observado que há muitos jovens entre 15 e 19 anos participando do evento, o que nos deixa bastante felizes. Eles estão buscando a espiritualidade por meio da união, e essa convivência em grupo ajuda bastante em suas convivências no dia a dia. Ouvimos hoje, por exemplo, uma experiência maravilhosa que, com certeza, trará coisas importantes para a vida de cada um deles.” Ministro Berthier Bacellar Jr. – Igreja São Vicente.

“A preparação se tornou um grande aprendizado, pois precisei conciliar com a minha vida pessoal, já que sou casada e tenho três filhas. Pude aprender sobre a importância de nos unirmos, pois somente com a união de todos conseguimos realizar este grande evento. Ver o esforço dos jovens só me fez ter a certeza da atuação de Meishu-Sama. Alguns estavam desempregados e com dificuldades de participar. Mesmo assim, esforçaram-se, dedicaram, prepararam-se e alguns até já arrumaram emprego. Durante a preparação e, principalmente, nos dias do evento, recebi o apoio da minha família. Pude sentir a mudança em nosso lar, que se tornou mais harmonioso, transbordando amor e respeito entre todos. Esse Intercâmbio me fez ver que estou no caminho certo. Tenho uma missão a cumprir com a juventude e não medirei esforços para sermos úteis à Obra Divina. Ainda estou em êxtase e com o coração repleto de gratidão.” Gabriela Leopoldina dos Santos Machado – responsável de jovens do Johrei Center Praia Grande − Igreja São Vicente.

“O Intercâmbio foi maravilhoso. Estou muito feliz com a troca de experiências. Conhecemos jovens de culturas diferentes, com o propósito de melhorar e salvar o mundo. Ver os jovens juntos fez-me querer salvar ainda mais jovens, de alguma forma. Esse Intercâmbio foi o primeiro que participei e ele superou minhas expectativas. As palestras foram incríveis, pude ganhar muito conhecimento. Levarei todas aquelas palavras para a minha vida. Em 2020, vamos ao Piauí e estamos com o sonen de levar muitos jovens.” Isadora Rocha Guedes da Silva – Igreja São Vicente.