Notícias

Energia e alegria contagiaram o Intercâmbio de Jovens em Recife (PE)

Energia e alegria contagiaram o Intercâmbio de Jovens em Recife (PE)

Data: 04/10/2019
Por: Maristela Lopes
Editoria: Notícias

Foram ministrados 650 Johrei no encontro, que reuniu 446 pessoas na Igreja Recife (PE). A anfitriã recebeu as coirmãs Guarulhos (SP), Araçatuba (SP) e Piedade (RJ). Lá, 1.500 pequenos arranjos florais foram distribuídos, com 100 revistas Izunome.

A programação contou com apresentações artísticas regionais de frevo e maracatu. Os locais históricos Marco Zero, em Recife, e Alto da Sé, em Olinda, foram cenários para atividades especiais de Johrei e mitamamigaki (dedicação de limpeza que visa o polimento da alma).

A Igreja Recife foi anfitriã dos intercambistas do Grupo 5, sob a coordenação do ministro Jairo Aparecido dos Santos Jr.

O ministro Carlos Eduardo da Silva, responsável da Igreja Recife, saudou os ministros visitantes, Jacks de Oliveira Galindo, (Guarulhos/SP), Gustavo Henrique da Costa Lima (Araçatuba/SP), Tadeu Marcus Ferreira (Piedade/RJ) e os intercambistas.

Ele disse que os jovens devem ter o sentimento de reencontro com seus ancestrais, com profunda afinidade espiritual. “Este não é apenas mais um encontro de jovens. Este é a mudança do destino de muitas pessoas – plantar um caminho de felicidade”, assegurou.

Troca de experiências e amizade
No primeiro dia do evento, pela manhã, a troca de experiências e estreitamento da amizade motivou esses futuros líderes messiânicos, que realizaram dedicação de limpeza, ministraram Johrei e distribuíram miniarranjos florais pelas ruas do Recife Antigo e na raça do Marco Zero, local turístico onde nasceu a capital pernambucana.

À tarde, as atividades seguiram pelas ladeiras da histórica cidade de Olinda.

Em ambas as cidades, as visitas foram encerradas com oração, como forma de agradecimento. Foram 650 Johrei ministrados e distribuídas 1.500 miniarranjos, além de 100 revistas Izunome.

Ao entardecer no sítio histórico de Olinda, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer e participar da animação do frevo de rua, tocado por uma orquestra e seus bonecos gigantes.

O segundo dia do Intercâmbio reservou inúmeros aprendizados. Podem ser mencionados as experiências de fé de Amanda Rodrigues da Silva, da Igreja Araçatuba, e de Breno Shumaher Henrique, da Igreja Recife. Um vídeo apresentado pelo ministro Luis Otávio Correard, da Igreja Piedade, exibiu o relato de uma jovem assistente de família.

Na segunda etapa do evento, com a estrutura de perguntas e respostas, os responsáveis das igrejas participantes trataram de temas variados e de grande relevância, tais como: família, escola, universidade, amigos, capacidade de escuta e de acolhimento, vida missionária, além de assuntos como depressão, estresse, busca de realização pessoal e profissional.

Durante a roda de conversa, tendo como foco a busca da prática dos Ensinamentos de Meishu-Sama por meio das três Colunas da Salvação, o ministro Gustavo Henrique da Costa Lima (Araçatuba/SP) detalhou as ações que estão no agrado de Deus e as práticas altruístas.

Já o ministro Tadeu Marcus Ferreira (Piedade/RJ) explicou a respeito dos espíritos guardiões, da crença no Mundo Espiritual. Já o ministro Jacks de Oliveira Galindo (Guarulhos/SP) esmiuçou o conceito religioso da palavra makoto e a sincera dedicação fervorosa.

O ministro Carlos Eduardo da Silva explicou a importância de cada jovem na Obra Divina e o ingresso no sacerdócio.

Experiências vivenciadas
Os jovens foram ainda brindados com aula de dança e apresentação da dança folclórica típica pernambucana. O grupo de Maracatu “Nação Camaleão”, animou a todos.

O ministro Carlos Eduardo da Silva, responsável pela anfitriã, comentou: “Para mim, o evento foi muito importante porque, desde a preparação, eu vi o empenho de muitas pessoas e, assim, a vida de muitas delas mudou. Todos foram tocados pelo sentimento de muita alegria e motivação e, principalmente, sentiram orgulho de serem messiânicos. Perceberam que a Igreja Messiânica realmente está transformando vidas. Esse evento vai ficar marcado na história.”

Sua fala foi reforçada pelas dos convidados. Eles destacaram o empenho dos participantes e agradeceram o cuidado dos anfitriões.

“Acredito que esse aprimoramento foi de extrema importância para o trabalho de formação dos nossos jovens. Tanto a parte religiosa e as dedicações, mas também o conhecimento sobre nossas culturas, origens, de onde vieram nossos antepassados. É muito importante conhecer um pouco sobre nossas raízes. Espero que saiam fortalecidos para que possam cumprir suas missões dentro da Obra Divina”, disse o ministro Gustavo Henrique da Costa Lima, de Araçatuba (SP).

“Com certeza sairemos daqui com bastante alegria, amor e com muito mais vontade de dedicar para Meishu-Sama, e isso transforma vidas. Acredito que a participação dos jovens vai motivá-los a dedicar em busca do mesmo resultado que o servir gerou na minha vida. O servir mudou meu destino; por meio dele, mereci a construção de uma família feliz”, disse o ministro Jacks Galindo, de Guarulhos (SP).

Entre os participantes, a jovem Tainá Rocha Pimentel, do Johrei Center Cachambi (Piedade – RJ), comentou: “Esse intercâmbio foi muito bom para mim, porque me fez aumentar minha fé e a vontade de trazer os jovens para mais perto de Deus e Meishu-Sama.”

Jéssica Daniele dos Santos, da Igreja Araçatuba, disse: “A relevância desse evento na minha vida foi ver o resultado da união desses jovens. Viajamos milhares de quilômetros para chegar até aqui e foi graças à preparação. Dedicamos incansavelmente por mais de seis meses para estar aqui hoje e recebemos a permissão de que todos participassem desse evento, com muita gratidão. O espírito de busca e a preparação realmente foram os 99% desse resultado maravilhoso. E é com esse espírito que vamos dedicar para nos prepararmos para levar muito mais pessoas ao encontro do ano que vem, na Igreja Piedade, no Rio de Janeiro.”

“Eu vim para o intercâmbio com o objetivo de fortalecer minha missão atual e agradecer meus antepassados nordestinos. Durante o evento, tive o forte sentimento de que eles estavam ali, ao meu lado. Pude ter a permissão de relembrar minhas purificações e graças ao decorrer de minha vida. Após a finalização do evento, tenho a certeza de que estou voltando para casa mais fortalecida, mais motivada para continuar a missão na Obra Divina e imensamente agradecida aos meus antepassados por ter a permissão de estar aqui”, disse Nicole Cruz Braga, do Johrei Center Mairiporã (Guarulhos – SP).

Alexandra Ferreira Leite, do Johrei Center Boa Viagem (Recife – PE), afirmou: “O Intercâmbio foi magnífico, tanto na troca de experiências com jovens de outros locais, como no encontro profundo com Deus e Meishu-Sama, por meio das dedicações. Dedicar ao ar livre, conhecendo pessoas diferentes, que inicialmente estavam com o coração fechado, enquanto entregávamos os pequenos arranjos florais. Quando ministrávamos Johrei, elas abriam o coração e agradeciam. Também foi um contato profundo com os meus antepassados. Lá em Olinda foi lindo, porque minha linhagem materna está ligada ao frevo. Minha avó fundou um bloco de frevo em 1982. E também em relação à minha linhagem paterna, que é carioca, e eu recebi a missão de hospedar jovens cariocas, o que para mim foi magnífico, assim como as palestras dos ministros, a rodada de perguntas e respostas. Isso esclareceu muitas coisas, deixou-me mais tranquila, mais fortalecida e amadurecida na fé.”

A Igreja Piedade (RJ) receberá o encontro, em 2020. “Gostaria que os jovens que fossem participar do próximo encontro criassem o espírito para conhecer o amor com o qual o reverendíssimo Watanabe fez difusão pelo Estado do Rio de Janeiro. Durante um ano, vamos estudar o livro O Cultivo da Felicidade, em que poderemos buscar os aspectos da difusão que o reverendíssimo Watanabe fez no Rio de Janeiro”, afirmou o ministro Tadeu Marcus Ferreira.